Beber água quebra o jejum?

7 mitos na preparação para exames laboratoriais que geram dúvidas

O check-up anual na saúde significa a realização de uma bateria de exames. E nessa hora sempre surgem dúvidas em relação a preparação para realizá-los. Horas de jejum, horário correto para realizar e evitar alguns tipos de alimentos estão entre as regras. Mas nem todos os exames precisam do mesmo tempo de jejum ou evitar ingerir água. Para te ajudar a tomar os cuidados corretos na preparação para seu exame, elaboramos uma lista com sete mitos que envolvem esse momento:

1- O jejum é sempre necessário?

M I T O – alguns exames dispensam o jejum, o hemograma simples, por exemplo. O que determina a prática do jejum é o método de realização do exame e se são diretamente afetados pela alimentação, como glicose e triglicerídeos.

2- Beber água quebra o jejum?

M I T O – Beber água pode e não quebra o jejum. Tomar água normalmente para saciar a sede natural do corpo não afeta ou altera o resultado dos exames realizados. Apenas o excesso de liquido ingerido pode alterar o de urina.

3- Exame de urina deve ser sempre “a primeira da manhã”?

M I T O – se o médico não solicitar especificamente não é necessário. A urina pode ser coletada em qualquer horário do dia, sendo a melhor amostra a que é colhida depois de duas horas sem ir ao banheiro.

4 – Fumar ou ingerir bebida alcoólica não afeta no resultados de exames?

M I T O – tanto ingerir álcool quanto fumar pode sim alterar o resultado dos exames. As práticas devem ser evitadas no dia da coleta.

5 – O uso de remédio, como aspirina, ou vitaminas não interferem no resultado? 

M I T O – tanto o medicamento quanto vitaminas podem sim alterar resultados dos exames, como por exemplo a vitamina C, que pode alterar a creatina e glicose. A melhor opção é evitar ingerir em dias de exame.
PS: Qualquer suspensão de remédios prescritos deve ser avaliado pelo seu médico.

6 – O estado de saúde não altera os resultados?

M I T O – o fato é que até um simples resfriado pode alterar o exame, por conta da luta do organismo contra o agente agressor, e alguns resultados podem sofrer alterações. Caso não haja urgência no resultado ou seja um exame de rotina o recomendado é estar em boas condições para realizar.

7 – Menstruação não interfere nos exames de urina?

M I T O – a menstruação interfere sim nesse caso, por isso, é recomendado fazer o exame de urina fora do período menstrual. Caso seja urgente, a paciente pode fazer uso de tampão vaginal para que o sangue não se misture à urina.

Quanta informação, não é? Lembre-se sempre que para sanar essas e quaisquer outras dúvidas que surgirem sempre recorra ao seu médico.

Comentários