A "cor do Brasil" é comemorada em Queimados

Em alusão ao dia em que se comemora a consciência negra, Queimados realizou nesta quarta, 20, uma programação especial. O dia começou com uma Missa na Igreja de São Francisco de Assis, que contou com apresentações de músicas e danças que lembram a cultura negra seguido de uma feijoada realizada pelo grupo Raízes, grupo da pastoral de igualdade racial da paróquia. A noite, ainda aconteceu um culto na Igreja Assembleia de Deus no Fanchem, também em comemoração ao dia festivo. Os eventos acontecem até sábado, quando será realizado o fechamento das comemorações com um show de reggae e rap na Praça Nossa Senhora da Conceição, a partir das 20h. Os eventos estão sendo organizados pela secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania através da coordenadoria de Igualdade Racial.

Nesta quinta, 21, a programação segue com sessão solene na Câmara dos Vereadores onde acontecerá moções de aplausos, às 17h e no sábado, 23, a partir das 16h vai rolar a comemoração ao dia estadual da Capoeira com oficinas e apresentações, seguido do show cultural, na Praça Nossa Senhora da Conceição.

Para o secretário  Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar, é a oportunidade de formar na sociedade a consciência de direitos iguais entre todas as raças. “A escravidão acabou há mais de 100 anos em nosso país, mas em muitos segmentos da sociedade o preconceito continua. Estamos comemorando a data da consciência negra realizando eventos que levem conscientização a população para que, desta forma, possamos caminhar em busca da igualdade entre todos os seres humanos, independente da cor da pele” frisou Ribamar.

O coordenador da Igualdade Racial do município, Jorge Down, convida toda a população a participar das programações e comemorar, juntos, um país com igualdade entre as raças. “É a oportunidade de comemorar a identidade brasileira, a mistura que está estampada no rosto de cada filho desta terra. E acreditamos que assim, construiremos um futuro com verdadeira igualdade entre todos”, concluiu Down.

Comentários